Lançar o segundo reserva ou não?

March 10, 2015

         É uma boa pergunta, lançar o segundo reserva ou não, mas temos que lembrar que nosso esporte sempre tem novidades e novos materiais aplicados. O importante que hoje temos produtos certificados e homologados. 

 

 

         Toda vez que compramos velas, seles, capacetes e paraquedas reserva, homologados, estamos ajudando em pesquisas e aumentando a segurança do nosso esporte. Temos que confiar nessas certificações, tem uma equipe competente e séria que esta trabalhando e fazendo vários testes e mecanismos de segurança.

 

         Vejamos esse exemplo simples: Deve-se voar abaixo do peso mínimo homologado? Não, a vela fica muito instável, de fácil colapso. É natural da vela após um colapso querer aumentar o afundamento para ter mais velocidade, para ter um equilíbrio na sustentação. Como num exemplo no livro Mapil do Paulo Pinto sobre um avião de papel, quando você joga para cima, com a força que foi transferida vai até certa altura e logo ele mergulha para retomar a velocidade e ter novamente um equilíbrio de sustentação.

 

           

          No paraquedas reserva ele recebe também uma certificação de peso mínimo para ter estabilidade, se o piloto estiver abaixo do peso mínimo está fora da homologação e colocando a vida em risco. Como no velame, o reserva também leva pequenos colapsos com pequenos movimento de pendulo, isso aumentará sua velocidade de queda, momentaneamente, até ele se recuperar., Estando abaixo do peso mínimo pra ter uma estabilidade, ele entra num efeito cascata e vira uma loteria no qual você pode ter um pouso bem suave ou não (em nosso esporte não podemos contar com sorte). Se estiver a 30 metros do chão e levar este colapso sua taxa de queda de 4,5ms irá fácil para 6,5 a 7ms, agravando seu pouso.

 

Os reservas não foram homologados para serem lançados dois ao mesmo tempo, pois assim terá novo ângulo de decida por causa de um atrapalhar o outro, e dividindo também seu peso, ficando a baixo do peso mínimo. 

 

A partir de 2010 os novos projetos estão com L/D podendo chegar até 3 para 1 isto ajuda a manter uma estabilidade maior, mais leve e com taxa de queda menor. Fica a dica!

 

Rodrigo Crivellaro

Instrutor xfly.com.br                                                                                     

 

Please reload

Últimas Matérias

Lançar o segundo reserva ou não?

March 10, 2015

1/2
Please reload

Recentes

March 6, 2015

Please reload

Arquivos
Please reload

Pesquisa por assuntos
Please reload

Siga-Nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2019 Xfly escola de Parapente  Curitiba