Revisão e Manutenção
Revisão do seu parapente é para que você piloto tenha a consciência da importância da revisão preventiva assim como os pequenos cuidados para com seu parapente, para que ele esteja sempre dentro das normas de homologação, melhor planeio, melhor velocidade, comportamento e reações conforme testes, assim como as regras exigidas pela EN/LTF para certificações de equipamentos.
Teste Porosidade
Antes do processo de medição os pontos a serem medidos a permeabilidade do tecido deverão ser inspecionados quanto a avarias e se teve aplicação de produtos alterando os resultados. Pequenas avarias do revestimento na área de medição adulteram o resultado, o teste será feito em 5 pontos do extra-dorso e 3 pontos no intra-dorso. Dos respectivos valores será criado uma media geral que representa o grau de porosidade. Caso um dos valores desviar muito da média, a área de medição deverá novamente ser inspecionada quanto a avarias e, eventualmente ser deslocada. Para a avaliação do estado geral do equipamento, deverá ser considerado somente o valor médio das medições da vela superior.
Resistência do Tecido
Teste realizado com aparelho Dinamômetro tubular de newton ( Betsometer ), dependendo do fabricante e tecido existe um valor aceitável ( 500g a 800g) para então o equipamento não colocar em risco de rompimento de painéis e costuras. A calibração de dinamômetro é uma das medidas de segurança que são exigidas pelo Inmetro para que os equipamentos estejam dentro de padrões internacionais.
Conexões – Tirantes
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Conferência das medidas dos tirantes para veirificação se estão dentro das medidas padrões conforme norma de homologação
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Inspeção das fitas dos tirantes
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Costura dos tirantes
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Carga de 20 KG nos tirantes
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Conferência de simetrias dos tirantes
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Inspeção dos mosquetinhos
Inspeção Geral das Linhas
- Checagem individual das linhas;
- Checagem das costuras das linhas;
- Conferências das medidas das linhas para verificação se estão dentro das medidas padrões conforme norma de homologação;
- Carga 10 / 20 KG nas linhas;
- Conferência de simetria das linhas.
- Trimagem completa do Parapente
- Troca das linhas de comando de freio